Detalhes: Grupo->Gramíneas | Produto ->Massai

O Capim Massai é uma nova opção forrageira morfologicamente muito distinta das demais cultivares da espécie existentes no mercado. Ela encontra-se entre os 16% dos acessos da coleção classificados como sendo de porte baixo; 19% como de folhas finas; 8% com folhas eretas dobrando nas pontas; 18% com pilosidade nas espiguetas e 4% de híbridos naturais entre as espécies P. infestum e P. maximum
O Massai apresenta alta produção de matéria seca por causa da capacidade 30% maior de produzir folhas em relação aos colmos, e 80% maior de rebrota após cortes.
A cv. Massai destacou-se em todos os locais avaliados na rede nacional e potencial de adaptação a distintos climas e solos, apresentando ótimo desempenho. Produziu bem desde latitudes 3° até 23°S, altitudes de 100 a 1.000 m acima do nível do mar, com precipitações anuais de 1.000 a 1.865 mm, e solos de pH de 4,9 até 6,8. 
O Massai, a exemplo de outras cultivares da espécie P. maximum, requer níveis médios a altos de fertilidade do solo na implantação, mas é a menos exigente em adubação de manutenção e persiste maior tempo em baixa fertilidade com boa produção sob pastejo. É entre as cultivares de P. maximum, a mais tolerante ao alumínio do solo. Embora a cv. Massai se adapte e persista em uma ampla faixa de textura de solos comparativamente às demais cultivares, seu desempenho e persistência também são melhores em solos de textura média e argilosa. 
Como o Capim Massai apresenta grande velocidade de rebrota, uma sugestão de manejo para melhorar a qualidade da dieta do animal seria diminuir o período de descanso (21 a 28 dias), uma vez que a qualidade das forrageiras tropicais decresce à medida que se aumenta o período de descanso. 
A cultivar Massai foi, também, testada para a alimentação de cavalos e para isso, durante o período das águas utilizou-se 1 ha sob pastejo, por seis cavalos, com peso vivo médio de 250 kg (3,33 UA/ha). Esses animais foram mantidos exclusivamente nessa pastagem e receberam apenas suplementação mineral própria para eqüinos. Houve boa aceitação desse capim pelos animais que apresentaram ganho de peso médio de 300 gramas/dia.
O desempenho satisfatório apresentado pelo Capim Massai, associado a outras importantes características de adaptação que ela possui como persistência em níveis baixos de Fósforo e resistência às cigarrinha-das-pastagens, entre outras, faz dela uma forrageira promissora para a diversificação e viabilização da sustentabilidade de sistemas de produção de bovinos de corte. 

Ciclo vegetativo   Perene   
Forma de crescimento   Touceira  
Nivel de fertilidade do solo   Média  
Utilização   Pastejo, Fenação    
Indicação   Bovinos, Equinos, Muares e Ovinos   
Resistência a seca   Média  
Resistência a frio   Média  
Resistência a umidade   Baixa  
Resistência a cigarrinha   Alta  
Resistência a sombreamento   Baixa  
Acidez de solos   Tolerancia Média   
Producão de massa verde   59 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   14 a 16 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   9 a 11%   
Palatabilidade   Média  
Digestibilidade   Média  
Exigência de manejo   Média/Alta  
Volume de chuvas/ano   Acima de 900mm   
Profundidade de plantio   0,5 a 1,0 cm   
Taxa de Semeadura   15 a 20 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Massai
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
Estilosantes, Puerária, Crotalária Spectabilis, Azevém, Grama Pensacola, MG-5, Milho AL 34, Soja Perene, Tanzânia, Brizantha, Sorgo, Mucuna Anã, Tremoço Branco, Feijão Guandu Anão, Milho AL 25, Milho AL Bandeirante, Aveia Preta, Massai, Dictyoneura (Llanero), Ruziziensis, Mombaça, Feijão Guandu, Mucuna Cinza, Humidícola, MG-4, Aruana, Nabo Forrageiro, Lab-Lab, Leucena, Ervilhaca, Girassol, Grama Batatais, Calopogônio, Mamona, Milheto, Crotalária Juncea, Piatã, Andropogon, Capim Gordura, Milho Verde, Feijão de Porco, Decumbens, Alfafa, Mucuna Preta,

Araçatuba - São Paulo - Brasil - Fone/Fax: +55 (18) 3622-0407
(18) 98142-9000 (WhatsApp)
©2017 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos