Detalhes: Grupo->Gramíneas | Produto ->Mombaça

O Capim Mombaça é uma gramínea que forma touceiras com até 1,65 m de altura e folhas quebradiças. Os colmos são levemente arroxeados, as folhas possuem poucos pêlos na face superior e as bainhas são glabras, mas ambas não apresentam serosidade.

Tal qual a maioria das cultivares de Capim Colonião, o Capim Mombaça requer solos de média a alta fertilidade para um bom e rápido estabelecimento, bem como para cobertura total do solo. No entanto, tem apresentado maior eficiência na utilização do fósforo do solo que os demais cultivares. Assim, para o mesmo teor de fósforo extraível, o Mombaça tem apresentado maiores produções de matéria seca total e de folhas com teores de fósforo mais elevados.

O Capim Mombaça apresenta alta percentagem de folhas, cerca de 82% durante o ano e bem aceito por bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Devido ao porte cespitoso, consorcia-se bem com leguminosas. O florescimento da Mombaça está concentrado nos meses de abril-maio e revelou-se medianamente resistente a cigarrinha das pastagens. 

O fósforo é o nutriente mais limitante à produção de forragem, com reflexos negativos em sua composição mineral, constituindo-se, portanto, em fator indispensável para o estabelecimento de pastagens de Capim Mombaça. O enxofre e o potássio também são limitantes, porém com menor intensidade

O pastejo da Mombaça deve ser iniciado quando as plantas atingem entre 1,2 a 1,6 m de altura, as quais devem ser rebaixadas até cerca de 30 cm acima do solo. Sempre que possível utilizar pastejo rotativo, de modo a otimizar o desempenho animal e a persistência da pastagem. Como a Mombaça apresenta moderada resistência à seca, recomenda-se seu diferimento (veda) no final do período chuvoso (meados de março a abril), visando o acúmulo de forragem de boa qualidade para utilização durante o período de estiagem. 

Ciclo vegetativo   Perene  
Forma de crescimento   Touceira  
Nivel de fertilidade do solo   Alta  
Utilização   Pastejo, Fenação e Silagem    
Indicação   Bovinos, Equinos, Muares  
Resistência a seca   Média  
Resistência a frio   Média  
Resistência a umidade   Baixa  
Resistência a cigarrinha   Alta  
Resistência a sombreamento   Média  
Acidez de solos   Tolerancia Baixa   
Producão de massa verde   165 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   25 a 30 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   10 a 14%   
Palatabilidade   Alta  
Digestibilidade   Alta  
Exigência de manejo   Média/Alta   
Volume de chuvas/ano   Acima de 1000mm   
Profundidade de plantio   0,5 a 1,0 cm   
Taxa de Semeadura   15 a 20 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Mombaça
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
Milho AL Bandeirante, MG-4, Decumbens, MG-5, Feijão Guandu Anão, Ervilhaca, Mucuna Preta, Feijão Guandu, Milho AL 34, Leucena, Aruana, Mucuna Cinza, Soja Perene, Nabo Forrageiro, Andropogon, Dictyoneura (Llanero), Ruziziensis, Milheto, Brizantha, Mucuna Anã, Capim Gordura, Grama Pensacola, Piatã, Humidícola, Milho Verde, Calopogônio, Lab-Lab, Feijão de Porco, Mombaça, Tanzânia, Sorgo, Milho AL 25, Crotalária Juncea, Alfafa, Azevém, Aveia Preta, Tremoço Branco, Girassol, Crotalária Spectabilis, Massai, Estilosantes, Grama Batatais, Puerária, Mamona,

Araçatuba - São Paulo - Brasil - Fone/Fax: +55 (18) 3622-0407
©2017 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos