Detalhes: Grupo->Gramíneas | Produto ->Humidícola

A Brachiaria Humidicola é nativa do leste e sudeste da África tropical, especialmente de zonas com altas precipitações. É utilizada em diversos países e é conhecida também por quicuio da Amazônia ou capim Agulha.

A Humidícola é uma gramínea perene, estolonífera, de hábito de crescimento semi-ereto a prostrado. Os estolões são fortes, longos, de cor púrpura e enraízam com facilidade. Tem crescimento estolonífero, com grande numero de gemas rente ao solo, o que explica sua tolerância a manejo baixo e intenso, suportando altas cargas animais, apresenta cobertura densa, é agressivo e pouco compatível com leguminosas.
A Brachiaria Humidicola apresenta ampla adaptação climática, desde o nível do mar até 1800 m de altitude, com precipitações de 1100 a 4000 mm por ano. Tem bom comportamento em solos ácidos, com alta saturação de alumínio e baixa fertilidade, e adapta-se a solos com textura de franco a argilosos. Tem uma velocidade de cobertura do solo bastante lenta, por apresentar dormência em suas sementes. Depois de estabelecida a Humidícola proporciona boa proteção contra erosão dos solos. Tem boa tolerância a seca, sombreamento, pragas e doenças. Esta cultivar é tolerante a cigarrinha das pastagens, podendo, entretanto, hospedar altas populações da praga que ocasionalmente podem causar danos nesta gramínea ou em outras espécies suscetíveis. O manejo baixo da pastagem desfavorece o desenvolvimento de altas populações do inseto. A Brachiaria Humidícola tolera bem os excessos de umidade no solo, mas sua qualidade nutritiva é considerada baixa, principalmente em termos de proteína, a qual afeta o consumo voluntário e os ganhos de peso pelos animais. A qualidade diminui rapidamente ao longo do tempo e a produtividade animal é menor que a de outras espécies de braquiárias. A produção de forragem da Humidícola é alta, principalmente em solos argilosos e em locais de boa precipitação. O rendimento baixa à medida que diminuí a precipitação principalmente em solos arenosos.
A Humidícola perde a qualidade mais rapidamente que outras braquiárias quando manejada com maiores intervalos de utilização. A utilização da pastagem com altas cargas animais ou com maior freqüência pode resultar melhoria da qualidade do alimento disponível, porem com menor produtividade de forragem. Recomenda-se, portanto uma utilização mais freqüente e deixando um resíduo pós-pastejo de 5 cm de altura.

Ciclo vegetativo   Perene  
Forma de crescimento   Estolonífero  
Nivel de fertilidade do solo   Baixo  
Utilização   Pastejo Direto   
Indicação   Bovinos, Equinos, Muares e Ovinos  
Resistência a seca   Alta  
Resistência a frio   Média  
Resistência a umidade   Alta  
Resistência a cigarrinha   Média  
Resistência a sombreamento   Média  
Acidez de solos   Tolerância Média  
Producão de massa verde   35 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   9 a 12 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   4 a 7 %   
Palatabilidade   Média/Baixa  
Digestibilidade   Média/Baixa  
Exigência de manejo   Média  
Volume de chuvas/ano   Acima de 700mm   
Profundidade de plantio   1,0 a 2,0 cm   
Taxa de Semeadura   15 a 20 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Humidícola
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
Mombaça, Grama Batatais, Soja Perene, Aveia Preta, Grama Pensacola, Alfafa, Decumbens, Lab-Lab, Girassol, Estilosantes, Milho AL 25, Milheto, Dictyoneura (Llanero), MG-5, Capim Gordura, Brizantha, Ervilhaca, Nabo Forrageiro, Sorgo, Feijão de Porco, Andropogon, Piatã, Milho AL 34, Massai, Tremoço Branco, Milho AL Bandeirante, Mucuna Cinza, Crotalária Juncea, Calopogônio, Humidícola, Puerária, Mucuna Preta, Mamona, Tanzânia, Leucena, Aruana, MG-4, Feijão Guandu Anão, Ruziziensis, Azevém, Mucuna Anã, Milho Verde, Feijão Guandu, Crotalária Spectabilis,

Araçatuba - São Paulo - Brasil - Fone/Fax: +55 (18) 3622-0407
(18) 98142-9000 (WhatsApp)
©2017 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos