Detalhes: Grupo->Gramíneas | Produto ->Piatã

A Brachiaria BRS Piatã foi desenvolvida a partir da coleção de forrageiras da Embrapa e foi avaliada por 16 anos, a partir de material coletado na década de 1980, na Etiópia. O nome Piatã significa fortaleza, valentia, coragem e foi escolhido como forma de homenagear o povo indígena tupi-guarani.
O Capim Piatã é uma planta apropriada para solos de média fertilidade, tolera solos mal drenados, produz forragem de boa qualidade e acumulação de folhas, possui colmos finos o que resulta em um melhor aproveitamento pelo animal e menores perdas de forragem e maior aptidão para o pastejo diferido.
Destaca-se pelo elevado valor nutritivo e alta taxa de crescimento e rebrota. Os testes mostraram que em parcela sob corte a BRS Piatã produziu em média 9,5 toneladas por hectare de matéria seca com 57% de folhas, sendo 30% da produção obtida na época seca. E o teor médio de proteína bruta nas folhas foi de 11,3%.
A Brachiaria BRS Piatã é uma planta de crescimento ereto e cespitoso (forma touceiras) de porte médio e com altura entre 85 cm e 1,10m, respondendo muito bem a adubação fosfatada que outros cultivares de braquiaria.
Apresenta resistência às cigarrinhas típicas de pastagens, Notozulia entreriana e Deois flavopicta por determinar menor sobrevivência ninfal. O mesmo não foi constatado quanto à cigarrinha - da - cana, Mahanarva fimbriolata, limitando sua utilização em áreas com histórico de problemas com cigarrinhas do gênero Mahanarva. O capim Piatã apresenta florescimento precoce e concentrado nos meses de janeiro – fevereiro.
O Capim Piatã pode ser cultivado na Amazônia Legal (Norte do Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre e Sul do Pará), e em regiões com estação seca de até cinco meses nos Estados das regiões Centro Oeste e Sudeste, além das áreas da Mata Atlântica e de cerrado da Bahia.

Ciclo vegetativo   Perene  
Forma de crescimento   Ereto e cespitoso, Forma Touceira   
Nivel de fertilidade do solo   Média  
Utilização   Pastejo Direto, Fenação e Silagem   
Indicação   Bovinos e Ovinos   
Resistência a seca   Alta  
Resistência a frio   Média  
Resistência a umidade   Média  
Resistência a cigarrinha   Alta(Notozulia e Deois), Baixa(Mahanarva)   
Resistência a sombreamento   Média  
Acidez de solos   Tolerância Média  
Producão de massa verde   46 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   14 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   11%   
Palatabilidade   Média  
Digestibilidade   Média  
Exigência de manejo   Média  
Volume de chuvas/ano   Acima de 800mm   
Profundidade de plantio   1,0 a 2,0 cm   
Taxa de Semeadura   10 a 15 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Piatã
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
MG-5, Humidícola, Milho Verde, Puerária, Capim Gordura, MG-4, Andropogon, Azevém, Feijão de Porco, Piatã, Sorgo, Soja Perene, Girassol, Feijão Guandu, Mucuna Preta, Crotalária Juncea, Mamona, Leucena, Aveia Preta, Calopogônio, Grama Pensacola, Mucuna Cinza, Milho AL 34, Milheto, Massai, Ruziziensis, Tanzânia, Milho AL 25, Mombaça, Feijão Guandu Anão, Mucuna Anã, Lab-Lab, Crotalária Spectabilis, Decumbens, Alfafa, Ervilhaca, Dictyoneura (Llanero), Aruana, Grama Batatais, Estilosantes, Brizantha, Milho AL Bandeirante, Nabo Forrageiro, Tremoço Branco,

Araçatuba - São Paulo - Brasil - Fone/Fax: +55 (18) 3622-0407
©2017 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos