Gramíneas | Milheto

Milheto

Descrição:

O Milheto, conhecido por pasto italiano é originário da África e Índia. É uma gramínea cespitosa; produz excelente quantidade de massa verde em solos arenosos e pobres, desde que não sejam úmidos. Não tolera o frio, apresenta características semelhantes as dos sorgos forrageiros, sem o problema da toxidez, nestes verificada, no início do ciclo vegetativo. O Milheto pode ser utilizado tanto em pastejo como em produção de feno e silagem. Produz grande número de afilhos, o que propicia excelente rebrota, após cortes e pastejos. Muito usado em sistema de plantio direto.
O ciclo do Milheto é de aproximadamente 130 dias e tem como características principais a de vegetar bem em  terras  pobres,  arenosas  e  alta  resistência  à  seca,  porém  não tolera  solos  mal  drenados  ou encharcados.
O Milheto possui folhagem tenra e abundante, os talos são ligeiramente adocicados proporcionando uma boa palatabilidade, prestando-se, indiferentemente, para cobertura do solo no Sistema de Plantio Direto (SPD), para corte, pastoreio direto, silagem e colheita  dos  grãos  para rações.
Está plenamente adaptado as condições climáticas do Brasil Central, com sua produção e produtividade  diretamente  proporcional a fertilidade  do solo, temperatura e  disponibilidade  de água.  Temperaturas elevadas associadas a disponibilidades hídricas adequadas permitem ao Milheto elevadas taxas de crescimento das plantas, aumentando expressivamente a oferta de forragem. É imprescindível que a temperatura ambiente no momento do plantio seja superior a 20°C.
Apresenta resposta excepcional a fertilidade e/ou adubação do solo. Não tem limitações a solos ácidos ou com baixos teores de matéria  orgânica.  Por ser uma planta de  origem  tropical o Milheto responde eficientemente a adubação nitrogenada.
O plantio do Milheto tem sido utilizado com bastante sucesso em áreas de recuperação de pastagens em que se deseja voltar com o mesmo capim. Assim, efetua-se a correção e adubação do solo e semeia-se o Milheto. O preparo do solo é realizado com grade rome para não enterrar a sementeira.  Geralmente tem-se optado pelo plantio de inverno, semeia-se o Milheto após a colheita da soja e/ou milho fornecendo assim pastoreio nos períodos da seca.
O Milheto é mais uma alternativa para quem quer aumentar a produtividade animal e o desfrute na pecuária de corte e leite.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo:Anual ;
Forma de crescimento:Ereto ;
Nivel de fertilidade do solo:Médio/Baixo ;
Utilização:Pastejo, Cobertura de Solo e Silagem ;
Indicação:Bovinos, Equinos, Caprinos, Muares ;
Resistência a seca:Alta ;
Resistência a frio:Baixa ;
Resistência a umidade:Baixa ;
Resistência a cigarrinha:Alta ;
Resistência a sombreamento:Baixa ;
Acidez de solos:Tolerancia Média/Alta ;
Producão de massa verde:40 ton/ha/ano ;
Produção de matéria seca:10 a 15 ton/ha/ano ;
Proteina bruta na matéria seca:12% ;
Palatabilidade:Alta ;
Digestibilidade:Alta ;
Exigência de manejo:Baixa ;
Volume de chuvas/ano:Acima de 1000mm ;
Profundidade de Plantio:1,0 a 2,0 cm ;
Taxa de Semeadura:20 a 25 kg/ha ;