Gramíneas | Humidícola

Humidícola

Descrição:

A Brachiaria Humidicola é nativa do leste e sudeste da África tropical, especialmente de zonas com altas precipitações. É utilizada em diversos países e é conhecida também por quicuio da Amazônia ou capim Agulha.

A Humidícola é uma gramínea perene, estolonífera, de hábito de crescimento semi-ereto a prostrado. Os estolões são fortes, longos, de cor púrpura e enraízam com facilidade. Tem crescimento estolonífero, com grande numero de gemas rente ao solo, o que explica sua tolerância a manejo baixo e intenso, suportando altas cargas animais, apresenta cobertura densa, é agressivo e pouco compatível com leguminosas.
A Brachiaria Humidicola apresenta ampla adaptação climática, desde o nível do mar até 1800 m de altitude, com precipitações de 1100 a 4000 mm por ano. Tem bom comportamento em solos ácidos, com alta saturação de alumínio e baixa fertilidade, e adapta-se a solos com textura de franco a argilosos. Tem uma velocidade de cobertura do solo bastante lenta, por apresentar dormência em suas sementes. Depois de estabelecida a Humidícola proporciona boa proteção contra erosão dos solos. Tem boa tolerância a seca, sombreamento, pragas e doenças. Esta cultivar é tolerante a cigarrinha das pastagens, podendo, entretanto, hospedar altas populações da praga que ocasionalmente podem causar danos nesta gramínea ou em outras espécies suscetíveis. O manejo baixo da pastagem desfavorece o desenvolvimento de altas populações do inseto. A Brachiaria Humidícola tolera bem os excessos de umidade no solo, mas sua qualidade nutritiva é considerada baixa, principalmente em termos de proteína, a qual afeta o consumo voluntário e os ganhos de peso pelos animais. A qualidade diminui rapidamente ao longo do tempo e a produtividade animal é menor que a de outras espécies de braquiárias. A produção de forragem da Humidícola é alta, principalmente em solos argilosos e em locais de boa precipitação. O rendimento baixa à medida que diminuí a precipitação principalmente em solos arenosos.
A Humidícola perde a qualidade mais rapidamente que outras braquiárias quando manejada com maiores intervalos de utilização. A utilização da pastagem com altas cargas animais ou com maior freqüência pode resultar melhoria da qualidade do alimento disponível, porem com menor produtividade de forragem. Recomenda-se, portanto uma utilização mais freqüente e deixando um resíduo pós-pastejo de 5 cm de altura.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo:Perene ;
Forma de crescimento:Estolonífero ;
Nivel de fertilidade do solo:Baixo ;
Utilização:Pastejo Direto ;
Indicação:Bovinos, Equinos, Muares e Ovinos;
Resistência a seca:Alta ;
Resistência a frio:Média ;
Resistência a umidade:Alta ;
Resistência a cigarrinha:Média ;
Resistência a sombreamento:Média ;
Acidez de solos:Tolerância Média;
Producão de massa verde:35 ton/ha/ano ;
Produção de matéria seca:9 a 12 ton/ha/ano ;
Proteina bruta na matéria seca:4 a 7 % ;
Palatabilidade:Média/Baixa ;
Digestibilidade:Média/Baixa ;
Exigência de manejo:Média ;
Volume de chuvas/ano:Acima de 700mm ;
Profundidade de plantio:1,0 a 2,0 cm ;
Taxa de Semeadura:15 a 20 kg/ha ;